-Instruções para Bolsa Alunos da Pós-Graduação

Visando a manutenção da Qualidade do ensino e Pesquisa, o Programa conta com cota de Bolsas dos Programas  de Demanda Social- DS (CAPES) e Fapesb. No link abaixo podem ser acessados as páginas dos programas e as documentações necessárias.

Documentação Necessária para Cadastro Bolsa CAPES:

-Termo_de_Compromisso_CAPES-_Bolsa_DS.doc

-Formulário_de_Cadastramento_de_Bolsista.xls

-Cópia Comprovante de Conta Bancária

Documentação Necessária para Cadastro Bolsa FAPESB:

1-Formulário on-line do Programa de Bolsas, concluído e impresso, específico para a modalidade – Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado – COTAS, com assinaturas originais do orientador e bolsista, conforme solicitação.
Obs.: Na ausência do orientador, o Programa de pós-graduação poderá se responsabilizar pelo bolsista, com uma declaração informando o motivo, assinada e carimbada pelo Coordenador ou Vice-Coordenador.


2-Ofício do Coordenador do Programa para a Coordenação do Programa de Bolsas da FAPESB, informando que o candidato aprovado no Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado foi submetido à seleção para a concessão de bolsas dentro da cota institucional concedida pela FAPESB.


3-Currículo Lattes completo e atualizado do candidato (com impressão resumida diretamente da Plataforma Lattes).


4-Ofício do programa de pós-graduação informando vínculo do orientador com a instituição.


5-Cópia do documento de identidade do candidato.


6-Cópia do CPF do candidato (caso não exista no RG ou similar).


7-Cópia do Visto atualizado, para candidatos estrangeiros.


8-Comprovante de residência atualizado do candidato.
Obs.: Caso o candidato não tenha um comprovante em seu nome, deverá anexar algum documento que comprove a vinculação na residência.


9-Comprovante de Matrícula do ano corrente do candidato, com informação da data de ingresso e previsão de defesa.
Obs.: Caso não esteja ainda matriculado, o candidato deverá trazer uma Declaração da Coordenação do Programa atestando a sua aprovação e informando a data para a matrícula. Posteriormente, o bolsista entregará à FAPESB o respectivo comprovante.


10-Declaração assinada pelo candidato, informando não ser beneficiado por alguma bolsa e que tem conhecimento e se compromete a não se beneficiar com outra bolsa, de qualquer natureza, durante a vigência da bolsa concedida pela FAPESB (exceto bolsa de auxilio moradia ou equivalente).


11-Declaração assinada pelo candidato informando não ter vínculo empregatício; Ou Declaração emitido pelo orientador com anuência do coordenador do curso declarando o vínculo do candidato
e autorizando a concessão da bolsa; E Comprovante de afastamento do candidato de suas atividades com a instituição de vínculo (se for o caso).


12-Cópia do extrato de conta bancária no Banco do Brasil, comprovante de abertura de conta ou declaração do banco contendo o nome do candidato à bolsa como titular da conta, números de agência e conta (corrente ou poupança), incluindo respectivos dígitos verificadores
OBS: Quem não possuir conta no Banco do Brasil, deverá abri-la até o prazo de apresentação dos documentos e mantê-la ativa com movimentação. Os dados bancários deverão constar no cadastro online do pesquisador a fim de manter a garantia do pagamento da bolsa.

OBS1: A relação de documentos descritos acima pode ser encontrada neste Link.

OBS2: Os bolsistas devem ler os manuais e normas e se atentar para o período do envio dos relatórios parcial e final.