Plataformas Digitais

PLATAFORMAS DIGITAIS DESENVOLVIDAS EM PARCERIA COM O PPGM

PORTAL GEOCOVID-19

Visite o Site

Trata-se de uma iniciativa em rede interinstitucional que reúne organizações acadêmicas (PPGM-UEFS, UFBA, UESC, UNEB, IFBA e UFG); empresas emergentes de base tecnológica (GEODATIN e SOLVED); e organização do terceiro setor (Mapbiomas). Sua execução envolve uma equipe multidisciplinar formados por cientistas, geocientistas, pesquisadores em epidemiologia e saúde pública, física, engenheiro de computação, além de programadores e analistas. 

O Portal possibilita a visualização simultânea de dados em forma de tabelas, gráficos e mapas, desde a escala de municípios, passando por estados, até a visão geral do país, com informações atualizadas sobre a evolução dos casos da Covid-19 e os registros de óbitos nos últimos 30 dias. 

Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil 

(MapBiomas) 

Visite o Site

O Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil é uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa com especialistas nos biomas, usos da terra, sensoriamento remoto, SIG e ciência da computação que utiliza processamento em nuvem e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine para gerar uma série histórica de mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil. 

O MapBiomas é uma iniciativa do SEEG/OC (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima) e é produzido por uma rede colaborativa de co-criadores formado por ONGs, universidades, e empresas de tecnologia organizados por biomas e temas transversais.

Projeto MapBiomas – Árida

Visite o Site

 

O Projeto MapBiomas – Árida é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, financiado pelo GEF e PNUD com o objetivo de criar um sistema de monitoramento das áreas degradadas no nordeste brasileiro, bem como monitorar as áreas de intervenções que visam mitigar os processos de desertificação realizadas nos assentamentos selecionados em Projetos, com base em Sensoriamento Remoto.

A Universidade Estadual de Feira de Santana, através do PPGM e a Associação Plantas do Nordeste – APNE são responsáveis pela execução do Projeto que conta com o apoio de um grupo de trabalho, formado por especialistas de diversas instituições brasileiras, bem como colaboradores convidados para as reuniões do GT. 

O projeto conta com a coordenação geral do Prof. Dr. Washington de jesus Sant'Anna da Franca Rocha, do PPGM, e o Engenheiro Florestal Tasso Azevedo do MapBiomas. Já a coordenação técnica UEFS/PPGM fica por conta da Profa. Dra. Jocimara Britto Lobão, responsável pela gestão do Programa.

MapBiomas Alerta 

Visite o Site 

O MapBiomas Alerta é um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento, degradação e regeneração de vegetação nativa com imagens de alta resolução. Esta versão atual é dedicada exclusivamente ao tema de desmatamento em todos os biomas brasileiros e se expandirá para os demais temas ao longo dos próximos dois anos.

O estudo MapBiomas Alerta para o Bioma Caatinga é coordenado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do PPGM, em parceria com a Geodatin. 

Portal do Agronegócio do Estado da Bahia

Visite o Site 

O sistema de informações agropecuárias do estado da Bahia - Portal do Agronegócio, é uma plataforma que possibilita, forma rápida e precisa, acessar indicadores como volume de produção, desempenho, exportações, dentre outros dados, dos segmentos da pecuária, agricultura e silvicultura dos 417 municípios baianos.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), juntamente com a startup baiana Geodatin, fundada por egressos do PPGM. O sistema contou ainda com a participação da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (SECTI), dentre outros parceiros. Numa segunda etapa, o sistema deverá agregar novas contribuições da Adab, SEI, Inmet e IBGE, além de imagens de satélite e monitoramento aéreo através de drones, gerando imagens em tempo real das plantações.