Laboratório de Geoquímica e Catalise Ambiental (LGCA)

Objetivos:

Avaliar a qualidade ambiental através de análises de parâmetros fisico- químicos e biológicos em amostras de solo, água, sedimento e biota.

Pesquisar meios alternativos para purificação de efluentes por processos adsortivos e catalíticos.

Atividades Desenvolvidas:

Análise dos parâmetros fisico-quimicos da água em campo e em laboratório: pH, turbidez, oxigênio dissolvido, salinidade, sólidos totais dissolvidos entre outros. Realização de coleta de amostras ambientais para análise. Preparo de amostras e análises de metais em amostras sólidas e líquidas, através do espectrofotômetro de absorção atomica.


RELAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DO LABORATÓRIO DE GEOQUÍMICA E CATÁLISE AMBIENTAL


• INCUBADORA(SHAKER) COM AGITAÇÃO ORBITAL Modelo: MA 410
Equipamento aplicável em testes que necessitam de agitação orbital constante e temperatura controlada com variação minima entre temperatura ambientais + 7 a 70 ºc, possbilitando variações ambientais diversas.


• CENTRIFUGA EXCELSA BABY I
Desenvolvida para uso clínico de laboratório em geral. Utilizando-se da aplicação de uma força centrifuga para separar as diversas fases de diferentes densidades em substâncias líquidas, a centrifuga EXCELSALL MODELO 206-BL apresenta a possibilidadede uso em vários tipos de cruzetas e porta-tubos diversos, proporcionando uma grande versatilidade nos trabalhos de laboratórios em geral.


• ESPECTROFOTÔMETRO 700 PLUS
Instrumento de análise, utilizado em laboratórios, capaz de medir e comparar a quantidade de luz(radiação eletromagnética) absorvida, transmitida ou refletida poor uma determinada amostra, sendo ela solução, sólido transparente ou sólido opaco.


• pHmetro de Bancada
É um medidor de potencial hidrogeniônico(pH), indicando a acidez, neutralidade ou alcalinidade de inúmeras amostras.

• AGITADOR MAGNÉTICO COM AQUECIMENTO
É um equipamento indispensável para alcançar resultados precisos envolvendo o controle da temperatura e agitação em laboratórios.Aplicação em agitação de amostras por barra magnética. Utilização em longos períodos, indicado para agitação e mistura de líquidos. Atende bastante as áreas da química, laboratórios clínicois, microbiológico, Universidades, Centros de pesquisa e outras.

• CAPELA DE EXAUSTÃO
Equipamento para eliminar vapores tóxicos e odores durante a manipulação de reagentes em laboratórios, é resistente a umidade, oxidação, ao fogo, e ainda apresenta propriedades de isolação térmica e elétrica. Possui janela em acrilico transparente, exaustor centrifugo e padrões de segurança.


• ESTUFA
Equipamento utilizado para garantir a secagem de produtos sólidos. Desenvolvida com um sistema de secagem mais rápida e homogênea. Externamente de aço carbono com tratamento anticorrosivo e pintura eletróstatica a pó. Internamente de aço inox, alta durabilidade e fácil assepsia. Possui sistema de renovação de ar para garantir homogeneidade de secagem. Isolamento térmico com baixa dissipação de temperatura e porta construída com guarnição em silicone com alto poder de vedação. Controle e letitura de temperatura via sensor.

• BALANÇA ANALITICA
Equipamento caracterizada por dar dados exatos e especificos em relação ao peso de um objeto ou determinado elemento.Apresentam decimais e centésimos.São amplamente utilizadas em laboratórios. Para o funcionamneto de maneira correta é necessário a calibração antes do uso e suas recalibrações serem feitas de maneira periódica.

• MULTIELEMENTAR
O multi EA 4000 oferece análise ambiental precisa e confiável e é incrivelmente fácil de usar. Garante-lhe a determinação totalmente automatizada dos parâmetros ambientalmente relevantes TC, TOC, TIC, EC e BOC em solo, sedimentos, resíduos, minerais e outros sólidos inorgânicos. Representa uma análise elementar rápida e de baixa manutenção. Ele permite que você determine os parâmetros TS e TC em sólidos inorgânicos e orgânicos de forma direta e simultânea.

• BANHO MARIA
Equipamento utilizado para aquecer substâncias líquidas e sólidas que não podem ser expostas diretamente no fogo e que precisam ser aquecidas lenta e uniformemente.

• FREEZER ELECTROLUX
Equipamento utilizado para congelamento, impedindo a proliferação de micro-organismos nos alimentos, fazendo com que eles se conservem por meses. A temperatura do freezer são abaixo de 0ºC podendo atingir -14ºC e -25ºC.

• INCUBADORA D.B.O CT705.330
Desenvolvida especialmente para laboratórios que necessitem do controle perfeito de temperatura, para trabalhos de incubação, determinação dos níveis de poluição entre outras aplicações.Volume total bruto de 330 litros.

• DESSECADOR
Equipamento utilizado para diminuir a umidade de certos reagentes e elementos químicos. Este equipamento de laboratório é desenvolvido em vidro, é resistente ao calor e as substâncias químicas. A retirada de umidade dos elementos químicos é feita pela ação de um agente chamado dessecante que fica no interior deste equipamento, Sendo o agente dessecante o responsável pela retirada de umidade dos elementos químicos.Este equipamento possui uma tampa vedante para que o fechamento seja hermético e isole o conteúdo de agentes externos.

• ABSORÇÃO ATÔMICA
É um instrumento automatizado de alto desempenho projetado para atender as exigências de laboratórios modernos. Instrumento equipado com atomizador de chama, cujo posicionamento é coontrolado por software. Há opções de chama disponível para o usuário, com ar/ acetileno sendo a configuração padrão, sendo essa chama utilizada para quase todos os elementos padrões. As configurações de chama oferecem queimador codificado para total segurança.

• CROMATÓGRAFO A GÁS (CG)
É um instrumento analítico que permite analisar diversos componentes em uma amostra. A amostra é inserida no injetor do equipamento e transportada por um gás (chamado gás de arraste) que passa dentro de um tubo de separação chamado de”coluna”( Hélio ou nitrogênio podem ser utilizados para este transporte). Diversos componentes presentes na amostra são separados dentro da coluna. Para quantificação de uma amostra de concentração desconhecida, um padrão conhecido deverá ser injetado no equipamento. O tempo de retenção do padrão e sua área serão comparados com os da amostra e utilizados para o cálculo da concentração.

• ANALISADOR DE CARBONO ORGÂNICO TOTAL
Equipamento utilizado para medir a quantidade de carbono inorgânico inicial contido na água, faz a oxidação de todos os orgânicos para a forma de CO² (carbono inorgânico) e em seguida mede a concentração final de CO². O analisador de carbono total é mais preciso e comumente usado para a mensuração da qualidade de produtos, decisões gerenciais, liberação de relatórios de controle e mediç em tempo real.


• FORNO MUFLA DIGITAL SP2707
Este forno foi desenvolvido para trabalhar em temperatura de até 1200 ºC, e atender as mais diversas necessidades, seja no uso em laboratório ou produção, sempre que necessário alta temperatura controlada. Controlador Digital microprocessado com PID. Opcional: Rampas e patamares, 7 rampas e 7 patamares, até 36 programações.


Coordenadoras: Taise Bomfim e Suzana Brito


Técnica Responsável: Rosemeire Paiva