Docente do PPGM e membros da Geodatin visitam a sede da OCTA e conhecem sala de monitoramento do módulo de recursos hídricos

Em visita à sede da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), o Docente do PPGM, Washington Rocha, juntamante com integrantes da Geodatin, empresa criada por egressos e estudantes do Programa, puderam conhecer a sala de situação mostrando o monitoramento de recursos hídricos de toda a bacia amazônica, a partir da plataforma desenvolvida por essa Start Up formada por pesquisadores oriundos dos cursos de pós graduação do PPGM.

A Geodatin é uma empresa que teve sua origem em 2018, com a missão de universalizar o acesso aos dados espaciais. Esta atua junto a companhias, organizações governamentais e não governamentais a gerar, armazenar, analisar e visualizar dados em mapas.

Sobre a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), conforme informações disponíveis no prórpio site da instituição, esta é uma organização intergovernamental, formada por oito países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, que assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), tornando-se o único bloco socioambiental da América Latina. Criado em 03 de julho de 1978, objetiva de promover o desenvolvimento harmônico dos territórios amazônicos, de maneira que as ações conjuntas gerem resultados equitativos e mutuamente benéficos para alcançar o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. Como parte do Tratado, os Países Membros assumiram o compromisso comum para a preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais da Amazônia. Além disso, a OTCA, trabalha em diferentes dimensões: político-diplomática, estratégica e técnica, criando sinergias entre governos, organizações multilaterais, agências de cooperação, sociedade civil organizada, movimentos sociais, comunidade científica, setores produtivos e a sociedade como um todo, no âmbito da implementação do OTCA.